sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Técnica VS. Criatividade

Para vocês entenderem meu ponto melhor, eu vou definir a minha visão de técnica e de criatividade.

Técnica – Entender quais cores, formas e tipos (estilos de fonte) agradam e atraem o seu púbico-alvo, para trabalhar com as formas mais indicadas e até mesmo poder ousar, trabalhando com contrastes, por exemplo. Também é sua habilidade com as ferramentas escolhidas para executar o serviço.
Criatividade – Ir além das expectativas, fazer o inesperado, ser pioneiro, inovador em algum aspecto ou no projeto como um todo. Utilizar as ferramentas em suas mãos para criar um resultado único.

É muito comum de ouvir de meus alunos e de pessoas com quem eu converso sobre meu trabalho a seguinte frase: “Eu não sirvo para trabalhar nesta área, não tenho criatividade”. Eu admito que o uso da criatividade pode nos salvar de muitos apuros, mas se vocês querem saber... não se utiliza a criatividade tanto assim. O que acontece, é que a criatividade é o ato de surpreender, nem sempre de maneira positiva, diga-se de passagem e serve também para que venhamos com soluções inesperadas para as necessidades dos nossos clientes.

Acontece que a maioria dos problemas dos clientes não são especiais a ponto de ser necessário o uso de elementos surpresa para solucioná-los. O que quero dizer é que quando um cliente seu pede um site, por exemplo, você deve pegar as referências da concorrência, analisar os pontos fracos e fortes, se basear nas cores, formas e estilos da empresa de seu cliente e do público-alvo e trabalhar em cima disso. Com esses dados em mão você pode trabalhar o seu layout e como você precisa das duas uma: Fazer um trabalho que seja familiar ao público-alvo ou a concorrência é tão ruim ou inexistente que você tem a oportunidade de fazer algo bem melhor e pode até “brincar de layoutar”.

Difícil é aparecer um projeto pioneiro e inovador onde você não tenha referências para começar, a ponto de fazer necessário o uso da criatividade. Na verdade, ao que minha experiência indica, é muito difícil do cliente deixar que você utilize sua criatividade de fato, ele geralmente vai te dizer como ele imagina o projeto, baseado no que ele conhece e acredite em mim, ele entende muito mais do negócio dele do que você... então, por mais brega que pareça suas idéias, escute-o, porque a palavra-final é dele, no final das contas.

Eu já estive em diversas situações onde acreditei que o meu pensamento era muito melhor que o deles e algumas vezes consegui convencê-los, mas eles que pagam a conta, não adianta discutir ou você vai passar diversos meses indo e voltando com o layout, porque na verdade, o que eles querem é alguém que coloque na tela, as imagens que ele vem sonhando desde que começou a idealizar seu negócio.

Quando o cliente for assim, façam do jeito que eles querem, terminem o projeto, recebam o dinheiro, mas não coloquem em seu portifolio, se, em uma escala de vergonha de 1 a 10, sua vergonha esteja de 7 em diante.

Acreditem em mim quando eu digo, estudem as técnicas, vejam o que “está na moda”, a moda agora é textura de fundo estilo “grunge” formatos abstratos e super-mega-fantásticos efeitos no Photoshop (GIMP pra quem é livre).

Criatividade é quase uma utopia e mesmo quando você possa trabalhar com a criatividade, você precisa das técnicas para executar o serviço, você TEM que saber quais cores e formas, fontes que vão bem pro projeto, mesmo que o resultado final seja pouco convencional.

Conclusão: 80% técnica, 20% criatividade para conquistar os clientes e o mercado.

Beijos galera.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Análise do site http://www.serdiferenteenormal.org.br/pt/

Bom gente, estava assistindo TV hoje (coisa rara), por causa do programa "Por toda minha vida - Raul Seixas" e trabalhando, quando no jornal após o programa vi uma iniciativa sobre inclusão, onde você pode botar sua foto e se ver "diferente", como por exemplo, com síndrome de down em http://www.serdiferenteenormal.org.br/pt/ eu prontamente fui dar meu apoio ao projeto, quando eu me surpreendi em ver que o site foi feito em Joomla! 1.5. Fiquei super feliz com a descoberta e resolvi compartilhar minha análise sobre o site. Ele é um ótimo exemplo de como você pode personalizar um template para ter sua cara e como obter um bom resultado utilizando não muito mais que o Joomla! padrão.

À primeira vista você quase não nota (exceto pelo menu) que o site utiliza o template padrão ja_purity. O site é composto basicamente de links externos (minha única crítica, os links externos abrem na mesma página).

O site tem diversos vídeos que foram "embedados" nos artigos e utilizados em alguns momentos de maneira atão inteligente que faz parecer uma galeria de vídeo.

O pessoal que desenvolveu está de parabéns pela maneira super criativa na utilização do Joomla.

Beijos, galera.

domingo, 29 de novembro de 2009

Meu site pessoal no ar!

Bom gente, hoje vou falar pra vocês que meu site pessoal está no ar e vou aproveitar e falar para vocês um pouco sobre o processo de criação dele.

Este site é baseado na versão em flash que fiz em 2007.
http://www.jenniferpayne.com.br/index_old.html

Neste post, vou falar os passos que fiz para desenvolver o site e falar um pouco das extensões que utilizei, porque sei que tem muita gente que não sabe por onde começar na hora de criar.

1° Determine o públic-alvo - Quem eu espero que visite o site e quais expectativas eles têm sobre o site, como fazer para prender a atenção deste público-alvo (P.A.).
2° Determine a estrutura - Que tipo de conteúdo será mostrado, quais os conteúdos são importantes, qual a ordem de importância deles e como facilitar a navegação no site até para usuários mais inexperientes. Aplique a regra dos 3 cliques: Em uma estrutura de fácil navegação, todos os conteúdos devem estar acessíveis em até 3 cliques.
3° Criar um rascunho do site - Eu sempre faço um rascunho (raff) dos meus trabalhos antes de ir pro pc. Lápis, Lápis-de-cor, papel e borracha. Cores, formas, apresentação dependem do seu P.A.
4° Criar layout - Hora de ir pro computador e criar seu layout em algum programa como GIMP, Photoshop...
5° (Apenas para Joomleiros) - Se você for Joomleiro, crie uma instalação do Joomla nesse momento e gere o conteúdo básico do seu site (Textos, notícias e coisas que se pode fazer com o Joomla! sem extensões adicionais), esse passo é importante para a próxima etapa.
6° Criar o template - Hora de criar as tags xhtml+css+flash e toda a parte visual do site, para os Joomleiros que já criaram conteúdo, adapte as tags padrão do joomla para o layout do seu site, aconselho a ter um arquivo CSS apenas para as tags padrões do Joomla que adaptar. Se vocês quiser acesso a todas as classes do Joomla explicadas, clique aqui.
7° Escolhendo as extensões - Dê uma olhada na estrutura + rascunho do seu site e comece a procurar as extensões que mais se adaptem às suas necessidades. Procure no http://extensions.joomla.org/. As extensões que utilizei foram:

Morfeo show - Simple Viewer gallery, uma galeria de imagens em flash, no link projetos gráficos
JPortfolio - Galeria bem simples para portifólio que utilizei no link Sites/Sistemas Online
JT Slide Show - Para fazer as miniaturas abaixo do menu. É um módulo bem bonitinho, mas as imagens e links devem ser colocados manualmente na configuração do módulo e as imagens devem ser "upadas" de preferência via ftp.
JSlideShow - Para fazer os banners embaixo do conteúdo, este módulo é para exibição de artigos, para realizar o truque, eu criei uma categoria banners e em cada artigo coloquei uma imagem do banner (foi no improviso, mas o resultado é uma área de banners que parece flash, sendo que muito mais leve).

Como vocês podem ver, um site como o meu é muito simples de fazer e leva pouquíssimo tempo para ser configurado. O diferencial, no caso, é a forma como explorei o layout e como personalizei o Joomla, modificando as configurações padrão para obter um resultado único e interessante.
Acho que nenhum outro designer ousou expor o processo de criação do próprio site antes, mas esse site foi criado basicamente para isso.

Meus alunos sempre me perguntaram como fazer para criar um sistema em Joomla leve, bonito e sem "cara de Joomla!", este post é a resposta. O negócio é procurar e testar extensões, sempre. Crie uma instalação de teste do Joomla, somente para instalar e testar novos componentes.

Beijos galera e para quem quiser ver o resultado final do meu site clique aqui.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como retirar a tag generator e retirar a marca e nome Joomla! do backend

Bom dia, galera! Após séculos sem postar, venho tirar duas dúvidas bastante comuns dos meus alunos. Como tirar a tag <meta name="generator" content="Joomla! 1.5 - Open Source Content Management" />. Bem, antes de tirar esta dúvida, eu tive que finalmente ler os termos do Joomla!, coisa que todo mundo faz ;)


Vamos ao trabalho pesado:


"Our General Public Licenses are designed to make sure that you have the freedom to distribute copies of free software (and charge for this service if you wish), that you receive source code or can get it if you want it, that you can change the software or use pieces of it in new free programs; and that you know you can do these things." Aqui ele diz que a licensa dele nos garante a liberdade de distribuir cópias do Joomla! de graça ou cobrar por isso e que podemos modificar o software ou usar partes dele em novos programas e que saibamos que podemos fazer essas coisas. Só por este trecho no início, acho que já são suficientes para me fazer parar de ler, mas eu li completamente.


Dêem uma lida na licensa do Joomla!, é bem interessante. Seguinte, as duas dicas de hoje são:


Como retirar a tag "generator" do Joomla!.

1. Abra com algum editor de texto o arquivo head.php que está nesse caminho do seu Joomla! libraries/joomla/document/html/renderer

2. Na seguinte linha: $strHtml .= $tab.'<meta name="generator" content="'.$document->getGenerator().'" />'.$lnEnd; adicione "//" para comentar a linha, evitando de ser mostrada no site. A linha deve ficar assim:

//$strHtml .= $tab.'<meta name="generator" content="'.$document->getGenerator().'" />'.$lnEnd; /*Tag responsável pro gerar o meta name "Joomla! 1.5 - Open Source Content Management" do html*/


Pronto! Ao olhar agora o código-fonte de suas páginas publicadas, você não mais verá a tag geradora do Joomla!.

Gostaria de lembrar a vocês que é interessante deixar esta tag para reconhecer o Joomla! e fortalecer a comunidade. Por outro lado, por questões de segurança, você pode tirar esta linha, para evitar que hackers especializados em Joomla! percebam de cara que seu sistema é Joomla! e tentem explorar alguma falha que eles conheçam. Mas, isto não protege mesmo, da pessoa saber, pois, quem conhece um pouco de Joomla! sabe reconhecer o sistema olhando as tags html que ele gera, como por exemplo "componentheading" "moduletable" e outras. Caso você escolha tirar a tag, por favor contribua para a comunidade de outras formas, como por exemplo, ajudando a divulgar o Joomla! através de tutoriais ;) ou comprando materiais do Joomla! na loja dos caras, no site www.joomla.org e coisas deste tipo.


Segunda dúvida:


Como modificar a área administrativa do Joomla!, adicionando nossa marca e tirando o "Joomla! Administration Login" do index.


1. Modificando o "Joomla! Administration Login" ou "Joomla! - Login Administrativo" . Basta entrar na arquivo login.php da pasta administrator/templates/khepri e modificar a linha <h1><?php echo JText::_('Joomla! Administration Login') ?></h1>, modifique a frase entre aspas simples para a que você desejar.

2. Modificando a marca do backend. Assumo daqui que você esteja usando o padrão que é o da barrinha verde abaixo do topo o (h_green) entre na cadeia de diretórios seguinte: administrator/templates/khepri/images/h_green, nela, você terá que alterar os seguintes arquivos: j_header_left.png e j_header_right_rtl.png, substitua as imagens por imagens com o mesmo tamanho e nome, DICA: utilize j_header_middle.png num editor de imagens para "colar" em cima de onde tem a marca do Joomla para "apagar" a marca, para então em outra camada adicionar pela sua.


Bom gente, espero que vocês "apreciem com moderação" as dicas de hoje.


Até a próxima!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Vídeo Tutorial do Exposè 4

Olá galera, este post vai especialmente aos meu alunos do curso de Joomla. Geralmente eu ensino como trabalhar com o morfeo e com o expose no curso, mas... eu ainda não preparei nenhum material escrito sobre o expose e como minhas crianças precisam estudar, aqui vai um vídeo tutorial muito bom. Aproveitem!


Próximo tutorial... Criando galeria de vídeos no Joomla! 1.5

Aguardem!

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Desafio Joomla no iseminar 2009

Olá galera! Desculpa o tempão sem atualizar o blog, mas a vida tá uma bagunça e nada melhor do que boas novidades para voltar a postar.

Primeiro: desculpem não ter tido tempo de avisar no blog sobre a palestra de Joomla! 1.5 que ministrei na Saraiva MegaStore em Recife no dia 22/09 às 19h. Eu mandei um e-mail spam master pra todos que conheciam, mas não é a mesma coisa. Enfim, a palestra estava lotada o que mostra que o Joomla está crescendo aqui em Recife e essa notícia é algo que me deixou extremamente feliz. Houve até o sorteio de um livro do "Guia do Operador"!

Segundo: novas turmas de Joomla estão se formando na Especializa Treinamentos, à partir do dia 21/10, das 19:00 às 22:00h, nas segundas e quartas. O curso tem a duração de 24h (não, não é em um dia só, esqueçam o Jack Bauer) e também aos sábados à partir do dia 17/10 no Imedia Brasil, de 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h (intensivo de 08h).

Terceiro e mais importante...
Desafio iseminar
Eu vou participar do iseminar com o desafio Joomla!. Estarei lá configurando um hotsite do evento enquanto rola o evento, fazendo resumo das palestras, com área de comentários, fotos do evento, ganhadores do sorteio e muito mais. Quando terminar o evento, os participantes do iseminar poderão enviar fotos e comentar sobre o evento no hotsite que permanecerá no ar.

Para quem é web designer, não pode deixar de participar do iseminar, viu? http://www.iseminar.com.br/v2009/

Valeu, galera, até logo

domingo, 16 de agosto de 2009

Web 3.0 é a web de volta às origens (Conteúdo é rei novamente)!

Bom gente, esse post não é necessariamente sobre Joomla, mas é um assunto interessante, que é, o futuro da web. Para explicar como eu vejo o futuro da web, deixa eu falar do passado e presente.

A web começou como meio de troca de informações (conteúdo era rei), principalmente utilizado pelos acadêmicos e militares. Sem gandes novidades até aí, é por isso que a estrutura HTML é tão simples, a idéia era publicar artigos, textos, livros e não havia ainda o conceito de websites. Em livro, você não tem um menu fixo onde você clica no topo da página e vai para capítulo 10 ou 05, por isso que para criar um site você tem que repetir a estrutura HTML e mudar apenas o conteúdo. Mas em um livro, você tem um index, que mostra as páginas das partes principais do livro e na web, você poderia clicar em um link para ir pra outro lugar. Se você observar bem, você tem nas tags HTML a possibilidade de estruturar um livro. Mas, como o HTML puro é bem sem graça, a possibilidade de cores, fontes e outras coisas surgiram ao longo dos anos.

Todavia, os visionários enxergaram na web a oportunidade de mostrar e vender qualquer coisa e, como qualquer nova tecnologia na moda, qualquer coisa começou a ser feita. Ter página na web era status, não importava que tipo de coisa você teria, era mais "moderno" quem tinha página. Isso foi um passo importante, porque foi aí que as tecnologias para web começaram a ser desenvolvidas, para atender as "necessidades" dos clientes, flash entrou em cena, fazendo pirueta, linguagens dinâmicas ficaram famosas por fazer coisas impossíveis para o HTML que era a INTERATIVIDADE!

Pronto, nasce o conceito de web 2.0, uma web participativa, onde todo mundo pode e deve dar sua opinião, seguir tendências na área, todo mundo pode agora ter um e-commerce, um blog, um site, aliás... site não é mais status agora, site agora é até passado. Quem quer um sitezinho, estático, sem graça, com 5 links? Ninguém! A onda agora é sistemas online! Nessa onda, surgem entre outras coisas, os famosos CMS (Content Management System) ou sistema de gerenciamento de conteúdo, onde qualquer um consegue em pouco tempo criar um sistema online refinado, utilizando meu amorzinho (o Joomla!) ou outros CMS. Juntamente com essa tendência de interatividade, milhões de lixo na web, os sites de pesquisa começaram a refinar seu sistema de busca, dando por destaque o CONTEÚDO! Sim, ele mesmo! É preciso se destacar, é necessário construir armadilhas para fisgar seus visitantes. Como no caso da doceira que faz um site de receitas para mostrar uma área de encomenda "Você não tem tempo para fazer o bolo da sua filha? A gente faz para você!", ou como no caso da professora de Joomla! que faz um blog sobre Joomla! para adquirir credibilidade, se divulgar e conseguir alunos! =D hehehehehehe

Brincadeiras à parte, nessa hora, entra o SEO (Search Engine Optimization) e suas regras e vertentes para ser encontrados com mais facilidade. Eita! falando em facilidade, usabilidade é super importante nessa era 2.0 e assim como acessibilidade também! E como tudo na web muda muito rápido... Eita... Tadinho do flash... começou a ser um pouco abandonado, perder espaço, de elemento que fazia a página toda... agora ele virou um topo, ou um banner... Isso tudo porque: É pesado, fazê-lo acessível não é tão fácil ,só roda se tiver flash player, ver um site em flash num iphone ou coisa do tipo não é muito legal (aliás o flash player do linux é horrível e o número de usuários linux tá aumentando, ou seja, site mal visualizado é mensagem mal recebida), leitores de tela não têm (tinha, sei lá) como ler o flash muito bem e google até a última vez que pesquisei, era capaz de ler e indexar o swf principal, mas incapaz de encontrar os swf externos, e como flash é pesado, sempre se usa swf externo. Na verdade, falando em indexação, o Google virou quem dita as modas da web. Foi por causa dele que eu descobri que fazer site com frame não era legal (sim, eu fazia com frames ¬¬), você é capaz de encontrar pelo Google apenas um menu ou um topo de um site utilizando frames, o que era horrível, porque terminava sendo fim-de-linha para os usuários, que não sabia que era só colocar index.html lá em cima e pronto. É uma pena, porque foi o mais perto de include que o html já chegou! Hahahahahaha e aí entrou a moda das tabelas no lugar.

Através do Google também, foi que descobrimos o que era semântica, acessibilidade e a importância de se pensar nos deficientes visuais. Sim, porque eles e pessoas com dificuldades motoras existem e precisamos olhar por elas, se não para garantir o direito humano de acesso à informação, pode ser também por pensar que empresários com tecnologias móveis, sem tantos recursos estãos utilizando esses meios cada vez mais, ou, de maneira mais egoísta, se fizermos pensando em acessibilidade, a quantidade de visitas aumenta, porque o Google nada mais é que um mega leitor de tela, ou seja, aumentar a visualização no Google é também a chance de retorno do negócio mais alta!

*Entra um leitor furioso* Ô, Jennifer... E a danada da web 3.0, cadê?

*Jennifer dá um tapinha nas costas do leitor* Er... era só linkbaiting... =D!

Na verdade, este post é para falar da importância do conteúdo na web. Para se destacar, é importante oferecer informações valiosas, porque, só há duas coisas que sempre terão um grande valor no mercado: Sexo e Informações. Como a maioria da população (me incluindo nessa) não tem o corpo bom ou a cara-de-pau para sair por aí vendendo seu corpo, o que podemos fazer é oferecer informações para atrair consumidores e planejar para que possamos vender nossos serviços/corpos e produtos quando o usuário estiver na nossa.

Você tem mais chance de aparecer no Google, se você tiver mais conteúdo no ar, se este conteúdo for de qualidade. Um site sem visitante, é shopping sem gente dentro. Em resumo, esse post todo é para dizer: "Conteúdo é rei novamente!".

O Joomla! tem várias ferramentas que ajudam no SEO. Aproveitem!

Ah! Só para meu leitor ranzinza não sair triste comigo, acredito que web 3.0 virá com o desenvolvimento e utilização de ferramentas VRML (Virtual Reality Markup Language). O próximo nível é você entrar numa loja virtual de móveis e poder escolher cor/textura do objeto, de acordo com as disponíveis e poder girar o objeto, montar uma espécie de sala, onde você poderia escolher os objetos e montar como seria sua sala, por exemplo, colocando móveis em posição correta, depois, adicionar ao carrinho e comprar! Até lá é tudo apenas reformulação do que já existe.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Múltiplas Galerias de Imagens no Joomla 1.5

Bem, essa é uma dúvida que chega de vários alunos e que eu vejo bastante por aí é: Como eu faço para ter várias galerias de imagens em partes diferentes do site, sem ter que duplicar componente?

Esse artigo também vai para meu aluno , que me pentelhou o curso inteiro pra aprender a fazer isso, e quando eu dou aula disso, ele falta >.<>

Pois é, é bem simples de fazer isso, utilizando o componente morfeoshow, clique nesse link e nos menus do lado esquerdo para visualizar os diferentes tipos de galeria oferecidos por ele. Faça o download do componente e plugin aqui e instale ambos. Habilite o plugin.

O morfeoshow é bem intuitivo e a intenção não é a de ensinar como se trabalha com ele, então, assumo que você cutuque bastante a morfeo e crie umas três galerias diferentes. Vamos precisar delas como exemplo.

Quando você cria uma galeria, uma identidade é associada a ela, exemplo {morfeo 1},{morfeo 2}, {morfeo 3}, etc...

Então vamos Criar um Link no site chamado "Minhas Fotos", com sub-links para as galerias separadamente. A Estrutura final será:

Minhas Fotos
  • Eu
  • Família
  • Viagens
Vale a pena deixar claro que você poderia ter quantos sub-álbuns quiser, inclusive viagens poderia ser separado por lugares e etc.

1° Passo - Crie um link para o componente MorfeoShow, entitulado "Minhas Fotos"
2° Passo - Crie um artigo, com categoria, sem categoria, do jeito que você quiser, bote um título que te lembre a galeria que você vai botar como sub-link E.g: Eu, Família, Viagens
3° Passo - Neste artigo, coloque aquela marcação de id que aparece na galeria criada, seguindo a ordem do tuto, você deve ter agora Eu = {morfeo 1}, Família = {morfeo 2}, Viagens = {morfeo 3}

Então, no artigo "Eu" terá apenas isso escrito {morfeo 1}

Repita os passos com as outras galerias.

Tenha certeza que o plugin do morfeoshow está habilitado, pois é ele que reconhecerá esse comando e chamará a galeria correspondente.

Agora, Crie itens de menu, de tipo "Layout padrão de artigo", ou "Article layout", aquele que só mostra um artigo, escolha o artigo referente à galeria, coloque o título e em "item pai", "Parent Item" escolha o Minhas fotos, repita a operação com os outros artigos que são galerias.

No final das contas, você terá
Minhas Fotos - Mostrando todas as galerias (do tipo Morfeoshow)
Eu, Família e Viagens - Mostrando artigos cujo o conteúdo são galerias individuais, ou seja galerias múltiplas!

O melhor de tudo isso é que, você ainda pode colocar textos descritivos para as galerias, colocá-las no meio de artigos, enfim, pintar e bordar.

Gostaria de finalizar esse post agradecendo o apoio dos colegas e alunos na montagem do grupo Recife, onde teremos encontros, palestras, debates, mini-cursos, enfim, estamos dando preferência para pessoas de Pernambuco ou estados próximos, que consigam se deslocar até onde for os encontros, mas obviamente, todos serão bem-vindos. Quem tiver interesse, manda um comentário com o seu msn aqui pro blog que a gente adiciona no grupo, estou querendo juntar pelo menos mais 20 ou 30 interessados para poder começarmos as atividades (criar um site, discutir assuntos pra palestras, locais, etc). Já contamos com o apoio da Especializa treinamentos, o único local em Pernambuco, que por enquanto dá curso especializado de Joomla por aqui e apoio de uma livraria, que por enquanto não posso dizer o nome, que abrirá espaço para nossas palestras e encontros, enquanto a Especializa cede para estudos e mini-cursos.

Inscrevam-se galera e como diria Wolverine em um joguinho de arcade "Let's go rock!"

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Joomla! em servidor windows!

Olá galera, foi mal o tempo sem postar, mas a vida tá corrida por aqui.

Hoje venho falar de configuração do Joomla em servidor windows. Eu e um amigo estávamos passando um site dele do localhost para o servidor. tentamos de tudo mas não conseguíamos passar da etapa de configuração e conexão com o Banco de Dados, eu nem tinha me ligado que o servidor dele era windows. Ele conseguiu resolver assim...

Onde você coloca normalmente "localhost" no windows é mysql.teusite.com

No entanto, não sei se essa particularidade é da hospedagem dele ou se todos os servidores windows são assim. De qualquer forma, meu maior conselho é para que você utilize servidores Linux ^-^

Bom, algumas pessoas pedem para ver alguns sites meus em Joomla, por enquanto posso mostrar esse, que é parceria com a Massa Comunicação uma agência de publicidade em Recife muito boa. Eles bolaram a Id visual do festival Cine Chinelo no Pé e bolaram o esboço do layout, eu criei o template para Joomla e configurei o site. Um site simples e de rápida produção que utiliza extensões externas para imagens, vídeos, um plugin para mostrar o vídeo da página inicial e um módulo de menu que você pode colocar qualquer fonte e configurá-la, ele produz as imagens das fontes quando você abre o site. Well, ainda falta o dono do site enviar alguns textos :P

À medida que for produzindo coisas novas, aviso a vocês.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Mini-curso de Joomla dia 27

Bom galera, esse post é só pra informar que dia 27, estarei ministrando um mini-curso de Joomla! 1.5 na Especializa Treinamentos. O mini-curso terá a duração de 4h, custará menos que R$ 20,00 e vocês aprenderão a instalar, configurar e vamos fazer um sitezinho com Joomla também. Utilizaremos uma galeria de imagem e template de terceiros.
Além do meu curso, terão outros na mesma faixa de preços

28/07 - Testes de Software
O desenvolvimento orientado a testes (TDD) vem se destacando no desenvolvimento de projetos. As empresas estão cada vez mais investindo em testes como forma de medir e aumentar a qualidade de seus softwares. Entenda como funcionam essas rotinas e os benefícios que trazem.

29/07 - Gestão de Ágil de Projetos com Scrum
Aprender um processo ágil que permite manter o foco na entrega do maior valor de negócio, no menor tempo possível. Permitindo a rápida e contínua inspeção do software em produção.

30/07 - Javascript com JQuery
Conheça o verdadeiro canivete suíço para programadores Javascript. Com JQuery é bem mais fácil construir telas ricas na Web, com animações e Ajax. E o melhor, totalmente portável entre navegadores

maiores informações em http://tardes.especializa.com.br, que aliás, é feito em Joomla, porém às pressas :D

Esse projeto dá a oportunidade das pessoas assistirem a uma introdução em diversas áreas de TI antes de decidir se é ela que querem seguir. Mês que vem, especial Google, com Android, SEO, google maps e mais.

Beijos

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Como retirar a frase "Welcome to the FrontPage"

É, eu sei, há vários posts na internet falando sobre isso, mas umas 4 pessoas me perguntaram isso essa semana e eu escrevo meu blog para meus leitores e alunos que me perguntam muito isso... então lá vai.... mas é tão simples que dá raiva!

1. Logue na área administrativa
2. Clique em Menu -> Main Menu ou menu que tenha o link padrão do seu site... É! link padrão, aquele com a estrelinha amarela nele... Como saber qual dos menus? Quando você passa o mouse em cima de menus no backend, um desses menus que são listados tem um asterisco do lado, sim, é ele!!!
Entre na edição do link que tem a estrela :D

Agora vem a parte que dá raiva...

3. do lado direito da tela, tem Parameters (system) ou Parâmetros de Sistema, pra quem usa o Joomla traduzido... Mude o título da página para um de sua escolha ou deixe em branco.

Esse Page Title vai ser a tag Title do seu html, se você escrever algo ali, vai mudar no seu html, se deixar em branco, ele pega o padrão do seu site (site name e global configurations),

escolha exibir ou não o título da página, se exibir, ele vai aparecer escrito antes do conteúdo das páginas, para qualquer link.

No momento estou aprendendo sobre o que teremos no Joomla na versão beta da 1.6... putz, vai mudar muita coisa, a maioria pra melhor

Beijos Galera,



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Experimentando o Joomla 1.6

O ponto mais negativo do Joomla 1.6 é não ter um módulo "legacy" para os componentes da versão 1.5 ou seja...TODAS as extensões terão de ser reconstruídas para o Joomla 1.6, mas vamos esperar o melhor.

- Instalação
na instalação mudou pouca coisa, na etapa de configuração do BD, já vem com o localhost marcado, e agora você pode escolher o login padrão de super administrator... Nada de "admin" por padrão, isso já ajuda na segurança.

- Front-end
Já vem com url amigável por padrão em "Global Configuration"
Não é permitido gerar pdf do artigo

- Back-End
As primeiras grandes mudanças já aparecem na versão alpha.

- user manager
você pode criar níveis de acesso baseado nas seções:
  • Core
  • Banners
  • Contacts
  • Content
  • Newsfeed
  • Trash
  • Weblinks
Restringindo o tipo de nível, a content, por exemplo, você escolhe o tipo de acesso daquele nível, por exemplo, do tipo conteúdo, você pode marcar como publisher e somente no conteúdo, o usuário vinculado a ele tem permissões de publicador.

-Categorias

Categorias aninhadas
Acabaram-se as seções, agora você pode criar categorias uma dentro da outra. Permitindo algo do tipo:

Eletrônicos
- Computadores
-Notebooks
-Desktops

Você pode iniciar algum conteúdo direto no lixo... Não entendi o porque disso, mas tudo bem. Ah! a lixeira agora é integrada :p

-Alternate Layout
Você pode utilizar um layout diferente do padrão de visualização de componente

-Título Alternativo
Mudará a saída da tag title do html

-Save & New
Muito útil na criação da estrutura do site, você pode salvar e já abrir uma nova página de criação, permitindo agilidade na criação de artigos, por exemplo.

-Save as Copy
Útil para criação de conteúdos similares, como categorias ou artigos

-Artigo de front-end agora se chama featured

Tools- Redirect
você pode redirecionar links para outras urls, bom pra quando você move a url de um artigo, não daria mais erro do tipo 404.

Não existe mais a guia "Content", agora ela está inserida em "Components"

- Menu
Melhor integração dos Links de menu com os módulos, os módulos aparecem em uma lista que mostra o posicionamento que ele está e a opção de esconder, mostrar, mostrar em todos os itens de links e ignore, confesso que não entendi a função ignore

A versão alpha está cheia de falhas de maneira que não deu paciência de fazer uma análise mais detalhada.

Em breve traduzirei as notas de Andrew Eddie em uma apresentação muito legal sobre o Joomla 1.6 para vocês.

Em geral eu gostei das modificações, ficou mais fácil de organizar as coisas, mas ainda não enguli que a gente não vai poder aproveitar NENHUMA extensão já feita até agora... Vai demorar um pouco para que a gente realmente passe a trabalhar com o 1.6, já que temos que contar com a boa vontade dos desenvolvedores para re-criar as extensões.

Eu vou falar mais detalhado sobre as implicações da versão 1.6 no próximo post.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Lançado novo diretório de recursos no Joomla.org

Para alegria dos desenvolvedores e comunidade Joomla, que já atingiu desde 2005 até agora 10 milhões de downloads, consolidando o Joomla como um dos CMS mais populares do mercado, a equipe Joomla abriu um espaço para freelancers, empresas desenvolvedoras e trabalhadores Joomla mostrarem seu espaço! ;)

Segue abaixo, tradução do anúncio feito pela equipe dia 13 de junho em http://www.joomla.org/announcements/general-news/5238-joomla-resources-directory-launched.html

Em resposta ao interesse esmagador e pedidos da comunidade Joomla, o Projeto Joomla está feliz em anunciar que o Diretório de Recursos Joomla vai online hoje em resources.joomla.org . Se você é um usuário Joomla, não há maneira mais fácil de achar desenvolvedores, provedores de serviços e outros recursos de valor.

"Nós acreditamos que esta será a grande maneira de conectar usuários-finais e provedores de serviços na Comunidade Joomla," disse Wendy Robinson da equipe JRD. "A maioria das pequenas empresas não podem arcar em anunciar no site Joomla.org e isto os dará a chance de se expor. Com perto de um milhão de visitantes e 14 milhões de visualização de páginas por mês, o JED (o diretório de extensões) tem provado que há um amplo interesse em produtos relacionados ao Joomla. "

O JRD (o diretório de recursos) é contruído no sucesso do JED - o lugar mais popular para achar extensões Joomla. Ambos são disponibilizados através do Mosets Tree 2.1 extensão de diretório, uma extensão GPL que também alimenta o Joomla Site Showcase.

Se você provém serviços, alistar-se no diretório de recursos é sem custos (Lista premium será oferecido no futuro com um custo). Isto inclui consultores, designers de templates, sites de tutorial, e também qualquer outro serviço Joomla. Usuários podem postar análises destes serviços e dividir sua experiência com a comunidade.
--------------------------------------------------------------
Adorei a novidade, a comunidade agora pode unir desenvolvedores com os usuários final e mais uma vez, a comunidade Joomla ficou mais unida e mais forte!

*Correndo para me alistar*

Beijos Galera

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Introdução ao desenvolvimento de Componentes para Joomla 1.5

Bom gente, apesar de ainda não programar muito bem, estou aprendendo a programar php direto no Joomla. Em homenagem aos meus alunos Hugo, Sílvio e Rafael e outros que se interessam a começar a desenvolver para Joomla que crio este post.

Para seguir este tutorial, eu assumo que você conheça o Joomla, php e mySQL.

Preparando o nosso componente (básico)

Para desenvolver componentes, é necessário fazer três coisas, uma é preparar as pastas e os arquivos php que receberão a programação, dizer ao Joomla, no seu BD que seu componente existe e por fim, programar
  • Crie um folder na pasta components chamado com_seucomponente. Crie em administrator/components uma pasta com o mesmo nome.
Um componente tem área administrativa e comportamentos no front-end, então, preste atenção na hora de criar arquivos para não confundir aonde os mesmos devem ser colocados. O nome do seu componente não deve conter espaços. O Joomla quando for executar seu componente, ele vai buscar um arquivo php com o mesmo nome da pasta (tirando o com_) que irá se comportar como o index do seu componente
  • Crie um arquivo chamado seucomponente.php em components/com_seucomponente e dentro cole a seguinte linha de código
<?php
defined( '_JEXEC' ) or die( 'Restricted access' ); //Este código diz que esse componente só
//poderá ser executado pelo Joomla e é a primeira preocupação com segurança que se tem.
echo '<div class="componentheading">Meu Primeiro Componente</div>';
?>

Dica: Ao invés deste echo simples você poderia utilizar <?php echo JText::_( ‘Meu Primeiro Componente’); ?> esta tag JText diz que é um texto do Joomla, onde, se houver algum componente tradutor para outra língua, este texto será automaticamente traduzido, e ficaria "My first Component", caso fosse trauzido para inglês.

Se você digitar http://localhost/joomla/index.php?option=com_seucomponent no seu navegador, você já verá seu código em ação.

agora na pasta administrator/components/com_seucomponent crie um arquivo chamado admin.seucomponent.php e adicione o seguinte código

<?php
defined( '_JEXEC' ) or die( 'Restricted access' );
echo 'Meu Componente, administrador';
?>

digite no seu navegador http://localhost/joomla/administrator/index.php?option=com_seucomponent

Note que você já pode entrar através da url no seu componente, mas ainda pode ser melhorado. Vamos registrar a existência deste componente no back-end do Joomla, para que possamos criar link para ele nos menus do front-end e para que possamos acessar sua área administrativa no back-end, caso seja criado.

O prefixo das tabelas do Joomla são por padrão _jos, se a sua for diferente, mude nas suas tabelas o seguinte

INSERT INTO jos_components (name, link, admin_menu_link,
admin_menu_alt, 'option', admin_menu_img, params)
VALUES ('Meu Componente', 'option=com_seucomponent',
'option=com_seucomponent', 'Admin do Componente', 'com_seucomponent',
'js/ThemeOffice/component.png', '');




Você pode fazer da forma abaixo caso utilize algo como phpmyadmin



Agora logue na sua área administrativa e em Components veja que seu componente já aparece. Mas não é tudo, você pode criar link para ele na área de menu. =) Você agora está preparado para criar seu componente, como você faria caso não esteja programando para Joomla, basta ir em components/com_seucomponent/seucomponent.php e começar a preparar o que será exibido ao visitante do seu site!

O que eu gosto do Joomla, é que você está livre para abrir conexões externas com outro banco, chamar novos arquivos, integrar com o banco do Joomla, enfim. Uma vez preparado o componente, você pode fazer o que quiser com ele!

Este post foi somente para dar uma noção de como criar coisas para Joomla, ainda há muito a ser feito, como criar o xml, criar a área administrativa e etc. Na medida que eu mesma for aprendendo mais, vou compartilhando o conhecimento com vocês

Leituras recomendadas:

Learning Joomla! 1.5 - Extension Development
Creating Modules, Components, and Plug-Ins with PHP
Joseph LeBlanc <--- Melhor para iniciantes (este tutorial foi baseado nele)
e
Professional Joomla!
Dan Rahmel <--- Esse cara é muito, muito bom! Um pouco prolixo demais, então recomendo o Joseph para começar Infelizmente, ambos os livros estão em inglês, mas como digo para meus alunos... "É necessidade do profissional da área de TI ter o conhecimento no mínimo do inglês técnico. Acontece que para um livro ser traduzido, tem que ter demanda de leitores, a maior demanda estão entre os que querem iniciar naquela área, à medida que vão se especializando, as pessoas vão desistindo, parando de procurar, logo a demanda cai e assim, há menos prospectos de venda e então, os ótimos livros (nível intermediário, avançado)em sua maioria não chegam a ser traduzidos, a não ser a tecnologia a ser traduzida seja REALMENTE popular, o que não é o caso do Joomla, ainda". Pessoal, have fun!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Trabalho em equipe é com Joomla! =D

Olá pessoal, este post nasceu de uma conversa que estava tendo com meus alunos de Joomla aqui em Recife.

Além de todas as vantagens de ser um CMS, o Joomla serve também para nos instruir como se trabalhar em equipe. É muito lindo como uma equipe Joomla consegue trabalhar... Uma equipe em Joomla pode trabalhar ao mesmo tempo, online, sem interferir no trabalho um do outro!
Vamos supor a seguinte situação: Você conseguiu um novo cliente que quer um site em Joomla. Ele será o gestor, você o designer e há também um programador que desenvolverá umas extensões pra Joomla. Primeiro de tudo, você tem duas opções: Trabalhar offline com o programador e demorar tipo um mês para botar o site no ar, ou você pode trabalhar em equipe e no mesmo dia, o site do cliente estar no ar e você ir fazendo as melhorias por trás dos bastidores!

Essa é minha metodologia de trabalho em Joomla. Quando um cliente me pede um site em Joomla, a primeira coisa é achar um template pronto mesmo que pareça +- com a estrutura de layout que ele pediu, modifico as cores, ponho a logomarca,aviso a ele que será construído o layout de acordo com o que decidirmos, mas que para agilizar a vida, vou colocar um layout quebra-galho, geralmente ele concorda, se não, faça offline mesmo e avise que o site dele vai ficar fora do ar por X dias, até você criar seu template. Site no ar, crie um usuário do tipo publisher, para o cliente e prepare as seções e categorias dos artigos de acordo com a necessidade do cliente. Instale as extensões que seja possível de se instalar e deixe o gestor fazer a parte dele: Gerenciar o conteúdo. Agora entre você e o programador...

Muito simples! Defina com ele algumas classes e semântica utilizada no código que ele vai criar. Tipo, "Ó, no título, bota h1, nos campos do form bota sempre formCliente01" besteiras assim... Ele vai preparar o Joomla para receber a extensão (é rápido de fazer) e quando isso acontecer, crie um link com permissão para usuários "Special" e avise ao cliente que ele pode verificar o andamento do processo do template e da extensão quando ele quiser, é só clicar neste link! enquanto o design está sendo preparado o programador vai fazendo a parte dele! A vantagem, é que se o cliente visualizar a extensão sendo produzida, ele vai ver as etapas do processo, modificar o que tiver de ser modificado nos planos de vocês antes do produto final estar pronto!!!

Esse conceito de trabalho em equipe eu aprendi no curso de Scrum que eu fiz na Especializa... Parabéns a Luciano Félix pelo grande curso que ele ministra!

Bom gente, é isso! Espero ter aberto a mente de vocês um pouco hoje

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Joomla CSS padrão explicado

É com muito prazer que publico o post de hoje. Como havia prometido (desculpem a demora), o CSS core do Joomla explicado, ainda há algumas áreas em branco que eu não consegui modificar, tipo, eu encontrava no código mas não conseguia aplicar o CSS para eles. Alguns, tem uma espécie de "bug", os que consegui desvendar, estão descritos.

Tem a lista dos CSS generalizados, ou seja, que pertencem a vários componentes e módulos, se você modificar para um deles, modifica para todos. Como resolver isso? Simples! Você pode atribuir valores nos módulos e menus na parte Alguma coisa "class suffix” que fica ao lado direito da área de parâmetros de módulos e menus, assim, essas tags generalizadas aplicadas em um módulo. Por exemplo, é adicionada apenas no módulo ao qual ela pertence, por exemplo, se no adiciono em um módulo o suffix _Jenn, naquele módulo, o css “table.moduletable” passaria a se chamar “table.moduletable_Jenn”, a gente pode utilizar também um artifício que é o de adicionar um espaço antes do nome e ter então, nosso módulo atenderia duas classes. Ex: aplicando “ Jenn”, no lugar de _Jenn, nosso css seria:
Isso significa que além de o padrão CSS definido para “table.moduletable” seria atribuído também os valores instituídos para a classe .Jenn

Eu peguei a lista completa com classes, separadas por documento em:
http://joomlatp.com/joomla-css/joomla-1.5-default-CSS-classes-list.html

Tentei manter esta estrutura que eles utilizaram, mas os que eram CSS generalizados passei para "Generalizados" aí, algumas partes desta estrutura sumiram, pode ser que alguns generalizados estejam perdidos dentre as tags...

Algumas coisas da lista original não estavam nela, mas era besteira,esta lista está bem completa e com certeza melhor organizada que a minha, se alguém conseguir modificar alguma das que não estão descritas dentro do meu pdf, favor me avisar, que se completarmos, lanço novamente esta lista, citando a contribuição de cada um.

Senha: jennifer-payne.blogspot.com
http://www.4shared.com/get/109591741/a5438630/Joomla_CSS.html

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Menu glass em 5 minutos (aprendendo a usar camadas)

Olá pessoal, é verdade que o PS (photoshop) é popular e muito utilizado, mas 80% dos usuários não conhecem nem 15% de verdade o photoshop e uma das áreas que é mais utilizadas, layers (camadas), são mal aproveitadas. Neste tutorial, você vai aprender como utilizar melhor este recurso importante e de quebra, criar um menu estilo glass, sem trabalhar com máscaras para fazer a transparência. Para este tutorial, eu assumo que você tenha o conhecimento básico da ferramenta. (criação de shapes, estilos, modificar cor de objeto, tamanho de objeto, trabalhar com posicionamento de camadas e ajuste de camada. Ex: Opacidade, colocar em multiply)


Observe o resultado final na figura abaixo:



  • Crie um novo documento com o tamanho de 800x30 pixels
  • Coloque a cor de foreground de #FF0000 e crie a forma (shape) de um retângulo do tamanho do seu canvas
A primeira coisa que você tem que saber é a diferença entre opacity (opacidade) e fill (preenchimento):
Opacity - torna a camada e tudo que estiver nela transparente (Ex: Um texto e os estilos(styles) aplicado a ele)
Fill - torna APENAS o conteúdo da camada transparente (Ex: um objeto, um texto) sem afetar os styles aplicados neles
  • No shape vermelho, adicione um estilo de camada (Add Style Layer) com as seguintes configurações
  • Crie a forma (shape) de um retângulo  da largura do seu canvas e altura em 15px, cor branca
  • Neste retângulo branco, coloque o fill para 0% e aplique os seguintes estilos









  • Aumente o tamanho do retângulo para fora do canvas na esquerda, direita e em baixo
  • Crie os textos que representam os links (Quem Somos, Estrutura, Localização, Nossos Serviços e Fale Conosco)
  • Crie um retângulo (shape) de largura 1px e altura 20px e nomeie de separador
  • Em separador, coloque multiply, opacidade 51% e fill 0%
  • Aplique este estilo




  • Duplique esta camada (CTRL + J) 3 vezes e posicione entre os links
Para darmos mais um brilho, podemos criar um novo retângulo de 796x12px, centralize e posicionando-o acima de todas as outras camadas, colocando o fill em 0% e aplicando o seguinte efeito:




A vantagem deste método é que é fácil de modificar os parâmetros para dar mais ou menos brilho à imagem e que você pode salvar este estilo como "Brilho" por exemplo e aplicar sobre outras imagens, de outros arquivos, trabalhando com máscaras, você teria mais controle sobre a área de brilho e até mesmo dar mais variações no brilho de ângulo e área de efeito, porém, o método acima é bastante eficaz para este tipo simples de brilho

Para criar a imagem de hover (quando mouse passa em cima do link) faça o seguinte
  • Duplique a layer de background (a vermelha) e ajuste sua largura ficar como fundo de um dos links
  • Crie uma nova camada de preenchimento ou ajuste (Create new fill or adjustment layer) do tipo Hue/Saturation






  • Coloque os seguintes parâmetros





  • Você deve ter notado que todo o bg vermelho mudou de cor. Isso aconteceu, porque por padrão esta camada de ajuste ela possui o tamanho total da imagem, para que o efeito se aplique somente a layer com a largura do link, certifique-se que esta camada de ajuste está acima dela, segure o ALT e posicione o cursor do mouse entre as duas camadas, note que o cursor do mouse mudou, clique e note que agora o efeito só está aplicado na área do link e que há uma seta agora que indica que esta camada de ajuste está sendo aplicada somente nas áreas visíveis da camada abaixo



Você pode se valer dessa camada de ajuste para aplicar vários ajustes diferentes em uma camada, sem precisa rasterizar um shape ou texto e modificar os parâmetros deste ajuste é muito mais simples. Basta apenas dar um clique duplo. Esta camada de ajuste aplica o efeito em todas as layers abaixo dela.

Hoje aprendemos a trabalhar um pouco melhor com os recursos das camadas, o tutorial é bem simples, porém, vai ajudar muitos iniciantes.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Guia passo-a-passo DOCman com Joomla 1.5 e 1.0

Bom gente, conforme prometido, até um pouco antes, né? Aí está o link para minha primeira parte de tutoriais de extensões conhecidas para o Joomla.


A idéia desses tutoriais, veio para complementar uma ação que o grupo brasjoomla está fazendo, que é agrupar as extensões mais conhecidas/utilizadas e as melhores para Joomla. Espero poder fazer tutorial para várias outras...

Peço a vocês que corrijam eventuais erros para que eu possa melhorá-lo e dispor a versão finalizada para download de toda a comunidade.

Quem quiser ver um tutorial passo-a-passo de outras extensões do Joomla 1.5 (legacy e native), darei preferência àquelas mais pedidas e principalmente àquelas que estão marcadas como "popular" na área de extensões do site do Joomla.

Espero que tenham gostado.

Tutorial DOCman (Área de Downloads, Gerenciamento de downloads no seu portal)

Bom gente, em paralelo às meus posts sobre o CSS core do Joomla (a primeira parte está quase pronta), estou criando também uma série de tutoriais sobre as extensões mais populares do Joomla. A primeira entra no ar amanhã e será a DOCman.

DOCman, vincula arquivos com uma descrição e uma licença e você pode dizer quais grupos de usuários poderão fazer o download dos mesmos. O caminho dos arquivos não são revelados, há também há vários templates para modificação e documentação online atualizada.

Nele você pode fazer várias coisas como:
Dar aos arquivos "privacidade", com direitos de acesso dos grupos.
Pode configurar grupos de usuários para controlar o acesso.
Agrupar documentos em categorias e subcategorias.
Guardar os arquivos em servidores remotos ou no seu.
Visualização de estatísticas de download.
Um sistema de busca próprio, onde os arquivos podem ser procurados por nome ou descrição. Tem um plug-in que você pode procurar dentro do sistema do Joomla!

Eu vou dispor deste tutorial, no mesmo formato que o anterior. Via slideshare.

Para quem anda se perguntando qual o trabalho que dá desvendar o CSS padrão do Joomla, eu respondo. Muiiiiiiiiiiitoooooooooooooooo e tem algumas classes, que, embora eu encontre no código, eu não consigo modificar, tem algumas partes, como o formulário de contato, onde eu consegui modificar o css de todas as labels, menos de uma... enfim, um saco!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Lorem Ipsum Sit Amet... de onde surgiu?

Olá gente, sempre que estou dando minhas aulas ou criando meus layouts, para não perder tempo gerando conteúdo, eu sempre recorro ao famoso "Lorem ipsum sit amet" no site www.lipsum.com, nele, você pode gerar textos aleatórios, dando por parâmetros, número de palavras, parágrafos e outras variáveis. Daí surgem as questões:

O que é Lorem ipsum sit amet?
É um texto baseado em latim, que é utilizado desde 1500 pela industria tipográfica, aparentemente para testes e ajustes das máquinas de impressão. Como por exemplo: tamanho, tipo de fonte e outras características recorrentes a tipografia que seria impressa. Foram misturadas palavras aleatórias para se escrever uma espécie de livro.

De onde vem?
Ao contrário da crença popular, o Lorem Ipsum não é simplesmente texto aleatório. Tem raízes numa peça de literatura clássica em Latim, de 45 AC, tornando-o com mais de 2000 anos.

Lorem Ipsum vem das secções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), por Cícero, escrito a 45AC. Este livro é um tratado na teoria da ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem ipsum dolor sit amet..." aparece de uma linha na seção 1.10.32.

Trechos retirados da tradução feita em http://pt.lipsum.com/

Por que usar?
Digo por experiência, mas já foi comprovado, que, quando você pede para alguém avaliar uma mancha gráfica (área delimitadora de impressão) seja na web ou em impresso, se você colocar um texto legível, esta pessoa vai tentar compreender o texto (é intríseco a quem sabe ler, tentar entender o que está escrito) ao invés de analisar características do texto (E.g: tipologia, tamanho, espaçamento entre caracteres, palavras e linhas, alinhamento e etc.).

Veja minhas tentativas antes de chegar no Lorem ipsum... Deixava claro que o texto não era necessariamente para o site e que ele precisava me mandar um texto para que eu substituisse.
  1. Criava um texto qualquer sobre a empresa e o cliente ao invés de analisar a mancha gráfica, fazia críticas ou elogios ao texto.
  2. Passei a utilizar trechos de poesia ou letras de música. O cliente me perguntava: "-Por que meu site vai ter uma música?" ou "Só não entendi o porque dessa poesia aqui".
  3. Passei a utilizar NonNonNon. Este uso confundia o cliente que não conseguia avaliar o que eu pedia.
  4. Passei a utilizar "Área de conteúdo" apenas para marcar onde haveria conteúdo, utilizando a fonte final. O cliente não conseguia avaliar devido à pequena quantidade de informações.
  5. Passei a utilizar o Lorem Ipsum. O cliente tenta ler, desiste, tem uma noção de como a mancha gráfica será estabelecida e depois de conversar sobre outras coisas não se aguenta de curiosidade e pergunta: -"O que esse texto quer dizer?". Eu respondo feliz da vida: "-Que você não deve tentar entendê-lo, pois é embaralhado, com palavras em latim, utilizado apenas para que você perceba a forma que o seu conteúdo será apresentado"
Bom, o lorem ipsum funciona pra mim. Este post não é necessariamente ligado ao Joomla!, mas como eu disse no meu primeiro post, este se enquadra no "falar sobre os assuntos dos quais tenho conhecimento". É importante para todos que precisem definir uma mancha gráfica (criando panfletos, sites).

Este meu post de hoje, foi baseado no conteúdo do site lipsum e em pesquisas na internet.

e viva o "Lorem Ipsum"!

sábado, 9 de maio de 2009

O Joomla é inseguro? Não, alguns servidores são.

Bom gente, muita gente fala sobre o fato do Joomla ser inseguro, porque é CMS, a insegurança de um site em Joomla! é insegurança de todos... Bem, eu concordo com esta afirmação em partes.

Nas minhas navegações matinais, encontrei hoje um portal feito em Joomla da presidência da república http://dsic.planalto.gov.br/dsic/ que para mim, por si só, já é uma prova de que o Joomla é seguro, pois com certeza um a presidência não construiria um portal caso o sistema não fosse seguro. O portal é do gabinete de segurança da república.

O que acontece, é que temos uma equipe gigante de desenvolvedores registrados para Joomla, mas temos ainda aqueles que desenvolvem suas extensões que você não sabe a "procedência" e aí sim, mora o perigo. Mas a verdade é que, você programando sozinho e colocando o seu sistema na web, há muito mais chances de você ter deixado uma brecha na segurança do que um sistema desenvolvido por várias pessoas, mas, você só corre perigo real se seu site tiver muita visibilidade. Assim é com sites em Joomla, dependendo da sua visibilidade, a chance de receber ataques aumenta exponencialmente. 

A segurança no Joomla é muito boa e, com exceção da futura falecida versão 1.0, eles continuam procurando e corrigindo brechas. Pra você ter uma idéia, a primeira linha de código de cada componente é "defined('_JEXEC') or die('Restricted access');" que diz que você só pode acessar o componente se for através da área administrativa, e não, através de URL, por exemplo. Inclusive, mesmo que um componente não necessite de área administrativa, por ser muito simples, você tem que criar uma área administrativa vazia para ele, senão não pode colocar um link para ele e por consequência, ele não será visível ao front-end.

Algumas medidas básicas podem ser tomadas para ajudar o Joomla em sua segurança, como por exemplo, esconder o diretório administrator utilizando htaccess, utilizar extensões de empresas conhecidas entre outras.

Em resumo, o que acontece muitas vezes é que o servidor de hospedagem não tem boa segurança e eles mesmos ajudam a explorar possíveis brechas no programa, os próprios profissionais de suporte não estão preparados para lidar com Joomla e outros sistemas do tipo. Faça sempre uma pesquisa com as empresas de hospedagem antes de tomar sua decisão.

Hoje foi mais uma manhã produtiva, onde pude achar mais alguma coisa interessante sobre Joomla! Yey!

Ah! Hoje começa meu curso de Joomla em Recife, para maiores informações, visite o site da Especializa Treinamentos, eles são apoiadores dos meus futuros projetos em Joomla. Além da ementa no site, vamos aprender sobre SEO, segurança e muitas outras coisas que deixam as páginas em Joomla muito mais profissionais. Além de apostila própria e um alto teor de diversão!

Desejem-me boa aula!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Passar bem, meu amigo Joomla! 1.0

Bom gente, hoje estou postando em homenagem ao meu amigo Joomla! 1.0, nascido em 17 de agosto de 2005 e saiu da maternidade em 16 de setembro de 2005. Ele foi uma continuação do Mambo, depois que a equipe Mambo se separou. Eu o conheci em março de 2007, em uma instituição que trabalhava com ele. No começo, a gente teve umas briguinhas, mas depois, passei a amá-lo de tal forma, que em 2007 eu quis dar cursos de Joomla! 1.0 em Recife, mas não rolou. De verdade, o Joomla! tem acrescentado muito na minha vida, me levou para um novo patamar. Comecei a dar aulas, primeiro em Joomla, agora de webdesign com CSS... ok, um dia eu crio meu template para o blog... eu tinha ministrado um workshop de photoshop na FAPE antes e dado umas aulas particulares. Eu só tenho a agradecer as grandes oportunidades e amigos que tenho conquistado através dele.

O fim de vida do Joomla! 1.0 tem data marcada para acontecer: 22 de julho de 2009.
O Joomla! 1.0 não terá mais suporte.

Desde de 31 de março, o JED (Joomla Extensions directory) não aceita extensões novas com licença não-GPL e em 1 de julho todas as extensões serão despublicadas! Então, se você desenvolve ou tem sites em Joomla! 1.0 eu aconselho fortemente ou a migrar para 1.5 ou a salvar TODAS as extensões que julgue necessária para 1.0 antes que o prazo expire, para futuras necessidades de seus sites atuais.

Eu já não utilizo o Joomla! 1.0 faz um tempo.

Quem utiliza joomla! 1.0 agora pode me perguntar: -"Devo realmente migrar para 1.5?". Olhe, não se conserta aquilo que não está quebrado, mas, o Joomla! 1.0 foi descontinuado por causa de questões de segurança, logo, se você puder migrar, faça um backup do seu site em Joomla! 1.0 e realmente migre para 1.5, mas considere, entrar de cabeça no 1.5, enquanto eles trabalham no 1.6

NÃO inicie novos projetos em Joomla! 1.0 .

Caso você ainda não saiba utilizar a versão 1.5, olhe este meu post
Tutorial para iniciar em Joomla! 1.5

Neste post, há uma apresentação powerpoint que ensina tudo que você precisa saber para se iniciar na versão 1.5

Com relação ao nosso amigo de quase 4 anos de idade, eu sou muito feliz por tê-lo conhecido.

O filho mais novo, J! 1.5, foi lançado em sua versão beta em 12 de outubro de 2006.

Ah! quem quiser, pode deixar nos comentários sua mensagem de amor ao filho mais velho deste grande projeto, que é o Joomla!

Farewell, Joomla! 1.0

terça-feira, 5 de maio de 2009

Como colocar swf no Joomla 1.5

Bom gente, esta é uma dúvida comum que alguém postou no brasjoomla uma vez, mas creio que falar sobre isso é importante, porque nem todos estão no grupo (infelizmente) =) e muitas pessoas me perguntam sobre isto.

Vamos lá... Colocar swf no Joomla 1.5 é igual a colocar swf no HTML. Logue na área administrativa do site, como super administrador
  • Clique em Extensions -> Module Manager (Extensões -> Administrar módulo)
  • Clique em New (Novo)
  • Selecione no radio button "Custom HTML" (Saída em HTML Personalizada).
Nele, você pode colocar um código HTML qualquer e este código será exibido em tela. No seu caso, cole esse código aqui


<object
classid="clsid:d27cdb6e-ae6d-11cf-96b8-444553540000"
codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,40,0"
width="900" height="130">
<param name="width" value="900" />
<param name="height" value="130" />
<param name="loop" value="true" />
<param name="play" value="true" />
<param name="src"
value="http://www.seusiteaqui.com.br/banner.swf" />
<param name="scale" value="showall" />
<param name="wmode" value="transparent" />
<param name="menu" value="false" />
<embed type="application/x-shockwave-flash" width="900"
height="130" loop="true" play="true"
src="http://www.seusiteaqui.com.br/banner.swf" scale="showall"
wmode="transparent" menu="false">
</embed>
</object>


Note que há alguns parâmetros que devem modificados por você. width e height definem altura e largura do swf, loop define se seu arquivo ficará se repetindo em loops, play define se seu arquivo começa ao ser carregado ou será executado ao clicar em algum botão para iniciar, por exemplo, wmode, se o fundo do swf será transparente ou não (é isso mesmo! seu swf pode ter fundo transparente! Caso você não tenha criado um objeto com cor-de-fundo no fundo, claro!) o src=define onde está o arquivo swf que você está colocando.
Escolha o módulo onde seu swf vai aparecer, e pronto!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Aprenda Joomla! 1.5 fácil!

Bom gente, é isso aí. Como havia prometido aos meus amigos do brasjoomla@googlegroups.com e a meus alunos do mini-curso de Joomla! 1.5 que ministro aqui em Recife, aí vai um "upgrade" mais robusto e revisado do meu material para iniciantes que ensina os primeiros passos em Joomla. Leiam e me digam onde eu posso melhorá-lo, ok?

Beijos


Próximas postagens:

O CSS padrão (core) do Joomla! dissecado e em português! (Várias partes)

domingo, 3 de maio de 2009

Novidades para o Joomla! 1.6 !!

Bom gente, eu traduzi e adaptei um trecho do material que descreve as modificações que o Joomla! irá sofrer para a versão 1.6, fiz alguns comentários que estarão em azul e entre parenteses.
Confira a versão original em
http://developer.joomla.org/coordinator-blog/292-feature-patches-for-16.html

Revisitando o mapa de estrada do Joomla! 1.6

Primeiro de tudo é importante entender o mapa de estrada para o Joomla 1.6. Durante a recente submissão de desenvolvimento (todos os white papers do Joomla fora enviados até o final de março. White paper, são sugestões de idéias que poderiam ser implementadas e uma idéia geral de como poderiam ser executadas.) nós resolvemos o que poderíamos cumprir para a versão Alpha de 1.6.
Estes recursos devem estar completos antes do alpha ser lançado. Os recursos estão listados abaixo, juntamente com seu estágio de conclusão:

  • Implementar um pacote de nova biblioteca JForm [completo].
  • Implementar uma forma simples de providenciar tradução em JavaScript [completo].
  • Implementar novos controladores despachantes para requisições de roteamento mais robustas [completo]. (não tenho idéia do que são esses controladores, ainda bem que já tá pronto! ;) )
  • Implementar o novo sistema de controle de acesso que precisa ao menos emular o que existe em 1.5, permitir adicionar novos grupos e níveis de acesso, e permitir a você configurar novas regras de "visualização" para pelo menos artigos [quase completado].
  • Implementar e padronizar vários novos desencadeamento de eventos [em progresso].
  • Implementar uma classe JContent que será usada por plug-ins de conteúdos e visualizações [em progresso].
  • Upgrade para Mootools 1.2 [em progresso].
  • Terminar o novo trabalho de atualizador de extensão [em progresso].
  • Re-Trabalho no Administrador de Menu (Menu manager) -- Adicionado desde que está quebrado na versão 1.6 [em progresso]. ;(

Após lançarmos a alpha, cada beta lançado será no sistema time-box (sistema que indica que a cada período de lançamento terá um tempo exato para ocorrer.) (nós esperamos que precisemos de mais do que 4). A lista seguinte é uma lista de recursos altamente desejados para distribuição final. Cada um desses recursos precisará estar completo em ordem de ser incluídos no lançamento beta. Alguns destes recursos serão feitos na alpha, mas nenhum deles impedirá a versão alpha de ser lançada se não estiverem prontos. De maneira geral, precisaremos de ajuda significante da comunidade de desenvolvimento para completar qualquer um destes recursos

  • Implementar categorias de profundidade ilimitadas (mas não multi-mapeamento).
  • Refabricar o sistema de gerenciamento de usuários e torná-lo mais extensível (Ex: permitir o usuário personalizar campos)
  • Implementar um sistema de comentários (incluindo pings e track-backs).
  • Implementar redirecionamentos em fila (permite a você, por exemplo, retornar à página onde você estava depois de editar alguma coisa).
  • Refabricar parâmetros e torná-los mais extensíveis (por exemplo, plugins poderiam permitir a você adicionar parâmetros personalizados aos artigos).
  • Terminar de tornar os componentes de Administrador em formato MVC (precisamos de muita ajuda aqui).
  • Implementar sistema de CAPTCHA para qualquer formulário.
  • Implementar sistemas por onde sistemas de autenticação externos, como LDAP, possa mapear para nossos novos grupos de usuários Joomla!
  • Re-implementar a habilidade de selecionar categorias múltiplas para algumas vizualizações em com_content (havia na 1.0, mas foi retirada na 1.5).
  • Implementar um log para uma instalação de base de dados impulsionada.
  • Refabricar JError.
  • Examinar o sistema de geração de PDF em detalhe e ver se podemos fazê-lo funcionar adequadamente (se não, nós o apagaremos se não conseguirmos fazê-lo funcionar bem)
  • Localizar as mensagens de "Invalid Token"
  • Deletar o componente de enquete porque a qualidade desta extensão é muito ruim e há alternativas muito melhores criadas por terceiros disponíveis.
  • Converter todos os layouts para padrão semântico, XHTML Strict.
  • Converter campos de parâmetros ini-based para usar JSON ao invés de formato INI (grandes melhorias técnicas e de performance). Observe que os arquivos de linguagem permanecerão no formato INI.
É importante entender que focaremos nos recursos listados acima. Não há dúvidas que muitas idéias as quais poderiam ser implementadas, mas é muito importante entender que esta é a lista de recursos que estaremos focados. Os recursos que se transformarão no lançamento da versão Joomla! 1.6 final dependerá de como a comunidade de desenvolvimento de Joomla contribuirá. Desde que alguns destes recursos já estão sendo trabalhados, nós recomendamos fortemente que todos postem uma mensagem para the Joomla general development mailing list antes de começar a trabalhar em algo. Se você não é um membro, favor inscreva-se.

O documento de política contém todos os detalhes, leia the policy document on the development site para aqueles interessados em comprometer-se com o projeto... Vamos nos apegar ao código e fazer coisas boas acontecer!

-----------------------------------------------

Sobre as atualizações do Joomla! 1.6, tem muita coisa técnica descrita, que são as estapas que eles têm que percorrer para poder lançar recursos com os quais todos que trabalham com Joomla! vêm sonhando! Listei abaixo as modificações que julguei mais interessantes.
  • Novo sistema de acesso, onde você cria seus grupos de usuários e define as permissões para os mesmos
  • Campos personalizados para o sistema de usuários (para um cadastro automático de usuários, você pode definir exatamente quais campos existem e devem ser preenchidos. Ex: Cidade, CEP, Telefone, CPF)
  • Catcha para qualquer formulário (Aquelas letrinhas que você deve escrever para poder enviar algo ou fazer o download em alguns sites)
  • Converter todos os layouts para padrão semântico, XHTML Strict. Como vocês devem ter notado, apesar de podermos criar templates semânticos o código gerado pelo Joomla! quando você publica o site (Ex: Artigos) é feito com o velho "tabelão", que é um padrão ultrapassado, não recomendado pela W3C. Este modelo não é aprovado para garantir acessibilidade ao site. Quero ver como eles vão gerar conteúdos de forma semântica e garantindo que não vá quebrar nosso layout. grande desafio aqui.
  • Ajustar o sistema de geração de PDF's ou deletá-lo (Vamos torcer para que eles consigam ajustar ele! Prefiro um PDF gerado meio "esquisito" do que simplesmente não gerar PDF)
  • Vão apagar o módulo enquetes =( tá certo que não era lá essas coisas, mas quebrava um galhinho...
  • Selecionar múltiplas categorias para visualização (existia na 1.0, apagaram e vão recolocar) eu não lembro dessa função na 1.0, mas eu era muito iniciante naquela época :P
Bem gente, espero que vocês tenham gostado, eu vou continuar de olho nas novidades da versão 1.6 e no próximo post, estarei publicando uma apresentação para iniciantes em Joomla! (instalar, configurar, criar site, instalar extensões, adicionar módulos, como utilizar a Ozio Gallery)

Esta apresentação fala sobre Joomla! e tem uma parte adaptada do livro
“Learn Joomla! 1.5 Fast !” – A beginner’s visual step-by-step guide to set up useful Joomla! websites in a few hours!

Criado por: Saurabh R. Bhide

Website: www.lagoona.in

Espero que gostem!