terça-feira, 12 de maio de 2009

Lorem Ipsum Sit Amet... de onde surgiu?

Olá gente, sempre que estou dando minhas aulas ou criando meus layouts, para não perder tempo gerando conteúdo, eu sempre recorro ao famoso "Lorem ipsum sit amet" no site www.lipsum.com, nele, você pode gerar textos aleatórios, dando por parâmetros, número de palavras, parágrafos e outras variáveis. Daí surgem as questões:

O que é Lorem ipsum sit amet?
É um texto baseado em latim, que é utilizado desde 1500 pela industria tipográfica, aparentemente para testes e ajustes das máquinas de impressão. Como por exemplo: tamanho, tipo de fonte e outras características recorrentes a tipografia que seria impressa. Foram misturadas palavras aleatórias para se escrever uma espécie de livro.

De onde vem?
Ao contrário da crença popular, o Lorem Ipsum não é simplesmente texto aleatório. Tem raízes numa peça de literatura clássica em Latim, de 45 AC, tornando-o com mais de 2000 anos.

Lorem Ipsum vem das secções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal), por Cícero, escrito a 45AC. Este livro é um tratado na teoria da ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha de Lorem Ipsum, "Lorem ipsum dolor sit amet..." aparece de uma linha na seção 1.10.32.

Trechos retirados da tradução feita em http://pt.lipsum.com/

Por que usar?
Digo por experiência, mas já foi comprovado, que, quando você pede para alguém avaliar uma mancha gráfica (área delimitadora de impressão) seja na web ou em impresso, se você colocar um texto legível, esta pessoa vai tentar compreender o texto (é intríseco a quem sabe ler, tentar entender o que está escrito) ao invés de analisar características do texto (E.g: tipologia, tamanho, espaçamento entre caracteres, palavras e linhas, alinhamento e etc.).

Veja minhas tentativas antes de chegar no Lorem ipsum... Deixava claro que o texto não era necessariamente para o site e que ele precisava me mandar um texto para que eu substituisse.
  1. Criava um texto qualquer sobre a empresa e o cliente ao invés de analisar a mancha gráfica, fazia críticas ou elogios ao texto.
  2. Passei a utilizar trechos de poesia ou letras de música. O cliente me perguntava: "-Por que meu site vai ter uma música?" ou "Só não entendi o porque dessa poesia aqui".
  3. Passei a utilizar NonNonNon. Este uso confundia o cliente que não conseguia avaliar o que eu pedia.
  4. Passei a utilizar "Área de conteúdo" apenas para marcar onde haveria conteúdo, utilizando a fonte final. O cliente não conseguia avaliar devido à pequena quantidade de informações.
  5. Passei a utilizar o Lorem Ipsum. O cliente tenta ler, desiste, tem uma noção de como a mancha gráfica será estabelecida e depois de conversar sobre outras coisas não se aguenta de curiosidade e pergunta: -"O que esse texto quer dizer?". Eu respondo feliz da vida: "-Que você não deve tentar entendê-lo, pois é embaralhado, com palavras em latim, utilizado apenas para que você perceba a forma que o seu conteúdo será apresentado"
Bom, o lorem ipsum funciona pra mim. Este post não é necessariamente ligado ao Joomla!, mas como eu disse no meu primeiro post, este se enquadra no "falar sobre os assuntos dos quais tenho conhecimento". É importante para todos que precisem definir uma mancha gráfica (criando panfletos, sites).

Este meu post de hoje, foi baseado no conteúdo do site lipsum e em pesquisas na internet.

e viva o "Lorem Ipsum"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário