sexta-feira, 8 de maio de 2009

Passar bem, meu amigo Joomla! 1.0

Bom gente, hoje estou postando em homenagem ao meu amigo Joomla! 1.0, nascido em 17 de agosto de 2005 e saiu da maternidade em 16 de setembro de 2005. Ele foi uma continuação do Mambo, depois que a equipe Mambo se separou. Eu o conheci em março de 2007, em uma instituição que trabalhava com ele. No começo, a gente teve umas briguinhas, mas depois, passei a amá-lo de tal forma, que em 2007 eu quis dar cursos de Joomla! 1.0 em Recife, mas não rolou. De verdade, o Joomla! tem acrescentado muito na minha vida, me levou para um novo patamar. Comecei a dar aulas, primeiro em Joomla, agora de webdesign com CSS... ok, um dia eu crio meu template para o blog... eu tinha ministrado um workshop de photoshop na FAPE antes e dado umas aulas particulares. Eu só tenho a agradecer as grandes oportunidades e amigos que tenho conquistado através dele.

O fim de vida do Joomla! 1.0 tem data marcada para acontecer: 22 de julho de 2009.
O Joomla! 1.0 não terá mais suporte.

Desde de 31 de março, o JED (Joomla Extensions directory) não aceita extensões novas com licença não-GPL e em 1 de julho todas as extensões serão despublicadas! Então, se você desenvolve ou tem sites em Joomla! 1.0 eu aconselho fortemente ou a migrar para 1.5 ou a salvar TODAS as extensões que julgue necessária para 1.0 antes que o prazo expire, para futuras necessidades de seus sites atuais.

Eu já não utilizo o Joomla! 1.0 faz um tempo.

Quem utiliza joomla! 1.0 agora pode me perguntar: -"Devo realmente migrar para 1.5?". Olhe, não se conserta aquilo que não está quebrado, mas, o Joomla! 1.0 foi descontinuado por causa de questões de segurança, logo, se você puder migrar, faça um backup do seu site em Joomla! 1.0 e realmente migre para 1.5, mas considere, entrar de cabeça no 1.5, enquanto eles trabalham no 1.6

NÃO inicie novos projetos em Joomla! 1.0 .

Caso você ainda não saiba utilizar a versão 1.5, olhe este meu post
Tutorial para iniciar em Joomla! 1.5

Neste post, há uma apresentação powerpoint que ensina tudo que você precisa saber para se iniciar na versão 1.5

Com relação ao nosso amigo de quase 4 anos de idade, eu sou muito feliz por tê-lo conhecido.

O filho mais novo, J! 1.5, foi lançado em sua versão beta em 12 de outubro de 2006.

Ah! quem quiser, pode deixar nos comentários sua mensagem de amor ao filho mais velho deste grande projeto, que é o Joomla!

Farewell, Joomla! 1.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário