domingo, 29 de novembro de 2009

Meu site pessoal no ar!

Bom gente, hoje vou falar pra vocês que meu site pessoal está no ar e vou aproveitar e falar para vocês um pouco sobre o processo de criação dele.

Este site é baseado na versão em flash que fiz em 2007.
http://www.jenniferpayne.com.br/index_old.html

Neste post, vou falar os passos que fiz para desenvolver o site e falar um pouco das extensões que utilizei, porque sei que tem muita gente que não sabe por onde começar na hora de criar.

1° Determine o públic-alvo - Quem eu espero que visite o site e quais expectativas eles têm sobre o site, como fazer para prender a atenção deste público-alvo (P.A.).
2° Determine a estrutura - Que tipo de conteúdo será mostrado, quais os conteúdos são importantes, qual a ordem de importância deles e como facilitar a navegação no site até para usuários mais inexperientes. Aplique a regra dos 3 cliques: Em uma estrutura de fácil navegação, todos os conteúdos devem estar acessíveis em até 3 cliques.
3° Criar um rascunho do site - Eu sempre faço um rascunho (raff) dos meus trabalhos antes de ir pro pc. Lápis, Lápis-de-cor, papel e borracha. Cores, formas, apresentação dependem do seu P.A.
4° Criar layout - Hora de ir pro computador e criar seu layout em algum programa como GIMP, Photoshop...
5° (Apenas para Joomleiros) - Se você for Joomleiro, crie uma instalação do Joomla nesse momento e gere o conteúdo básico do seu site (Textos, notícias e coisas que se pode fazer com o Joomla! sem extensões adicionais), esse passo é importante para a próxima etapa.
6° Criar o template - Hora de criar as tags xhtml+css+flash e toda a parte visual do site, para os Joomleiros que já criaram conteúdo, adapte as tags padrão do joomla para o layout do seu site, aconselho a ter um arquivo CSS apenas para as tags padrões do Joomla que adaptar. Se vocês quiser acesso a todas as classes do Joomla explicadas, clique aqui.
7° Escolhendo as extensões - Dê uma olhada na estrutura + rascunho do seu site e comece a procurar as extensões que mais se adaptem às suas necessidades. Procure no http://extensions.joomla.org/. As extensões que utilizei foram:

Morfeo show - Simple Viewer gallery, uma galeria de imagens em flash, no link projetos gráficos
JPortfolio - Galeria bem simples para portifólio que utilizei no link Sites/Sistemas Online
JT Slide Show - Para fazer as miniaturas abaixo do menu. É um módulo bem bonitinho, mas as imagens e links devem ser colocados manualmente na configuração do módulo e as imagens devem ser "upadas" de preferência via ftp.
JSlideShow - Para fazer os banners embaixo do conteúdo, este módulo é para exibição de artigos, para realizar o truque, eu criei uma categoria banners e em cada artigo coloquei uma imagem do banner (foi no improviso, mas o resultado é uma área de banners que parece flash, sendo que muito mais leve).

Como vocês podem ver, um site como o meu é muito simples de fazer e leva pouquíssimo tempo para ser configurado. O diferencial, no caso, é a forma como explorei o layout e como personalizei o Joomla, modificando as configurações padrão para obter um resultado único e interessante.
Acho que nenhum outro designer ousou expor o processo de criação do próprio site antes, mas esse site foi criado basicamente para isso.

Meus alunos sempre me perguntaram como fazer para criar um sistema em Joomla leve, bonito e sem "cara de Joomla!", este post é a resposta. O negócio é procurar e testar extensões, sempre. Crie uma instalação de teste do Joomla, somente para instalar e testar novos componentes.

Beijos galera e para quem quiser ver o resultado final do meu site clique aqui.

Um comentário:

  1. Oi, achei o máximo encontrar seu blog!! O link do seu site (o clique aqui da última linha) não tá funcionando, mas ja vi outro link aqui do lado...hehe

    Também sou fâ de carteirinha do J! e desenvolvo sites com ele desde sempre, me identifiquei aqui...rsrs.
    Parabéns ae, bons trabalhos e aquele abraço! ;)

    ResponderExcluir