quarta-feira, 15 de junho de 2011

Boonex Dolphin 7 - Como mudar o template do site sem quebrar o Orca Forum

Minha primeira experiência com Dolphin está sendo um pouco difícil pois a falta de suporte, documentação pobre e falta de livros sobre o assunto torna as coisas mais árduas. O Dolphin é uma ferramenta complicada quando se trata de personalização.

Passei pelo seguinte: Criando meu layout personalizado, notei que cada vez que escolhia meu layout, Meu Forum parava de funcionar. Quando voltava ao template padrão (Uni) tudo voltava ao normal. Descobri o porquê.

Quando você cria um novo template no Dolphin, você precisa criar um novo layout para o Orca Forum, com o mesmo nome do seu novo template. Vou guiá-los passo-a-passo. Eu presumo que você saiba como criar um template pro Dolphin.


1. Via FTP ou Gerenciado de Arquivos do seu painel de controle, siga este caminho: your_site/modules/boonex/forum/layout e lá, faça uma cópia da pasta chamada Uni e renomeie com o mesmo nome do seu template, meu template é chamado jenniferpayne.

2. Dentro da pasta que renomeou (jenniferpayne) a minha, abra num editor de texto o arquivo chamado params.php .

Lá você verá as seguintes linhas:

$gConf['dir']['xsl'] = $gConf['dir']['layouts'] . 'uni/xsl/'; // xsl dir
$gConf['url']['css'] = $gConf['url']['layouts'] . 'uni/css/'; // css url
$gConf['url']['xsl'] = $gConf['url']['layouts'] . 'uni/xsl/'; // xsl url

Renomeie "uni" com o nome do seu template e você terá algo deste tipo:

$gConf['dir']['xsl'] = $gConf['dir']['layouts'] . 'jenniferpayne/xsl/'; // xsl dir
$gConf['url']['css'] = $gConf['url']['layouts'] . 'jenniferpayne/css/'; // css url
$gConf['url']['xsl'] = $gConf['url']['layouts'] . 'jenniferpayne/xsl/'; // xsl url

3. Salve o arquivo, envie-o de volta ao servidor e estamos quase prontos.

Ao fazer isto, você notará alguns colchetes [[ ]] em volta de alguns textos, isto acontece porque se você modifica qualquer coisa no forum, como layout ou arquivos de linguagens, este precisa ser recompilado. Mesmo que você não tenha alterado o arquivo de linguagem. vá para o link "Manage Forum", clique em "[[Compile Language]]" ou algo do tipo e está pronto! Agora você pode começar a trabalhar no seu layout.

Para quem percebeu, meu site está fora do ar hoje, mas isso porque a hospedagem anterior não estava aguentando o tráfico de informações geradas por vocês, que fazem vários downloads da minha apostila! Estou mudando para uma beeeeem melhor.

Próximo post sobre Dolphin, ensinarei aos iniciantes como criar seu próprio template e alguns truques para trabalhar com o HTML e CSS padrão gerado pelo Dolphin.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário