sexta-feira, 22 de março de 2013

Principais erros nos currículos em TI

Bom gente,

Eu já falei sobre a quantidade de vagas que existem e como devemos nos qualificar para o mercado de trabalho.

Hoje, venho falar sobre uma situação igualmente importante que são falhas nos currículos dos candidatos.

Nas empresas de TI, procuramos perfis específicos de pessoas que cheguem para resolver problemas. Não há muito espaço para curva de aprendizado, esta curva é para quando buscamos estagiários.

A forma como seu currículo é entregue mostra muito sobre sua personalidade e o quanto você quer aquela vaga.

Vou apontar para vocês os erros mais comuns nos currículos que recebo:

1 - Erros de português.
É tenso.

2 - Objetivos.
Nada contra objetivos, mas aqueles que dizem: Quero contribuir e crescer na empresa da melhor forma possível, não cola. Se você quer colocar uma introdução deste tipo, que seja voltada para a empresa em questão.

Ex: Quero trabalhar na vaga X da empresa Y, porque conheci trabalhos Z, W, T da empresa e bla bla bla.
Assim, a empresa saberá que você tomou seu tempo para conhecê-la, e que aquele currículo foi feito exclusivamente para ela.

3 - Atender aos requisitos mínimos.
Se você não atende aos requisitos mínimos daquela vaga, exemplo, sabe javascript, mas precisava saber JQuery, coloque no currículo uma observação. Diga que não sabe JQuery, que tem ciência que é requisito e já começou a estudar (já vá estudando). Isto demonstra comprometimento e que você está disposto a lutar por esta vaga.

4 - Trabalhos anteriores.
Sinceramente, quem se importa se você vendeu sapato e colchão se a vaga é para desenvolvedor? Coloque apenas as experiências relevantes

5 - Coloque portifólio e pretensão salarial quando requisitados.

Gente, sei que dá trabalho editar seu currículo para cada vaga que aparece, mas lembre-se, achar um emprego legal exige esforço e dedicação. Tenha um currículo base, com tudo que você fez, mas adapte para cada empresa que você quer entrar. Isto é mais que essencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário