quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Devo migrar para o Joomla 1.6?

De cara, eu digo que a resposta é não. Salvo casos em que você precisa dos recursos de acessibilidade que o Joomla 1.6 fornece padrão no seu site ou precisa do ACL (maior controle que a estrutura atual do Joomla de permissões de usuário) ou ter mais sub-categorias, do que o padrão Seção -> Categoria do Joomla atual. Há diversas razões para isso:

1- Há poucas extensões desenvolvidas até agora, quando pesquisei, aproximadamente 300, contra as mais de 5 mil da versão 1.5

2- O Joomla 1.6 vai ser desenvolvido até o meio do ano e depois será lançado o Joomla 1.7 (descobri isso hoje num grupo de Joomla) e depois, o equivalente ao Joomla 1.8 vai ser lançado em janeiro de 2012, isto é aproximadamente 5 meses depois e será a próxima versão do Joomla com longa duração antes de uma nova versão ser lançada. O Joomla 1.5 terá suporte até abril de 2012, o que quer dizer que o suporte ao Joomla 1.5 durará mais que o 1.6 e 1.7 juntos.

Na resolução das coisas, utilizar o 1.6, só quando não tiver jeito de utilizar o 1.5.

Eu estou trabalhando em um site com Joomla 1.6 como teste e estou adorando. Há muitas extensões legais já desenvolvidas, mas eu senti falta de um componente de vídeo como o hdw, um editor como jce e essas coisas.

Então, eu digo, Joomla 1.6 é legal, mas dê preferência ao 1.5.


2 comentários:

  1. Muito bom, só confirmou o que eu já pensava rs...
    Agora eu pergunto, toda essa revolução para o 1.6, não existiria uma forma de aplicar no 1.5, evitando assim, essas incompatibilidades?

    ResponderExcluir
  2. Pior que não, na história do Joomla, da versão 1.0 pra 1.5 eles mudaram a estrutura de trabalho do framework, de maneira singela, aí alguns componentes poderiam ser utilizados com o recurso de "Compatibilidade", já a reforma do sistema de templates nessa época tornava impossível o mesmo recurso para templates.

    Da versão 1.5 para 1.6, teve uma mudança drástica na forma de trabalho do framework dele, o que torna teoricamente impossível reaproveitar as extensões, exceto o template, que desta vez teve uma mudança minúscula na forma de trabalhar e podem ser reaproveitados numa forma de "compatibilidade" que requer poucos ajustes para funcionar.

    ResponderExcluir