A situação mais comum do mundo para quem trabalha com Joomla, é criar o site no seu servidor (localhost) e enviar para o servidor depois de pronto. O problema é que isso tudo parece muito complicado para quem está iniciando em Joomla.
Resolvi fazer este tutorial, explicando aos novatos em Joomla como enviar seu site pro servidor da maneira mais descomplicada possível.
Você precisa de acesso ao cpanel e que nele tenha o fantástico (a maioria dos servidores) :D
1. Exportar os arquivos do seu phpmyadmin, no seu localhost
2. Nesta tela, selecione a opção de compressão no final da tela pra nenhum e clique "executar"
Duas coisas podem acontecer, uma é pedir pra salvar o arquivo .sql do seu site, outra é aparecer uma tela com um código, copie todo o código e cole em um txt e deixe o arquivo aberto
3. No windows explorer, entre no diretório do seu site, na sua máquina, exemplo comum seria C:\xampp\htdocs\seu_site e selecione todos o arquivos do site, deixando de fora APENAS o configuration.php
4. Clique com o botão direito na seleção, clique na opção "Enviar --> Pasta compactada" ou adicione em um arquivo .zip da maneira que preferir. Mais uma vez ressaltando, o arquivo configuration.php DEVE ficar de fora.
Agora, vem a parte simples, logue no painel de controle da sua hospedagem (o famoso CPANEL)
Nele, procure a parte de serviços e clique em "Fantástico De Luxe" ou "Fantástico" e clique
Selecione Nova Instalação para o item "Joomla 1.5" como mostra a imagem
Escolha qual domínio a ser instalado, qual diretório, exemplo, www.meusite.com/joomla, escolha qual o usuário super administrador padrão do site e a senha, anote essa senha num papel, de preferência. Preencha o resto dos campos e clique em "Instalar Joomla 1.5", deixe o "Install Sample data" em branco
Clique no botão de "Terminar a Instalação"
Agora, você tem um site em Joomla padrão configurado, o que faremos a seguir será limpar o BD atual da hospedagem, substituir pelo nosso banco, deletar os arquivos do joomla no host (hospedagem) e colocar os nossos. Tudo isso para evitar trabalhar com o configuration.php e criar usuários e bd's na nossa hospedagem, além que que, enviar o arquivo como faremos é muito mais rápido que enviar mais de 4.000 arquivos via ftp.
Volte para o cpanel e clique em "Gerenciador de Arquivos"
Entre na pasta pública do seu site
Agora, entre na pasta do você instalou o Joomla através do Fantástico, Clique no botão "Selecionar Todos", em seguida, desmarque o arquivo configuration.php e cllique no botão "Remover"
Beleza, agora, vamos enviar o nosso site... perto do botão remover, há o botão de upload, clique nele, selecione aquele arquivo zipado que você fez com a pasta do seu site e aperte o botão de enviar o arquivo. Aguarde o tempo de envio, aparecerá uma tela para você voltar para a área de gerenciamento, clique nela.
Agora, selecione o zip que estará na pasta do seu site e clique no botão "Extrair". Aguarde a Extração dos arquivos e agora só falta importar nosso banco de dados para o novo site.
Volte para o Cpanel e clique em "phpmyadmin"
Selecione a base de dados criadas pelo fantástico, normalmente um número aleatório e última base criada
Ao clicar na base de dados, descendo a rolagem você verá um link"Marcar todos" e uma opção para dizer o que fazer com os selecionados, clique no link e selecione "eliminar" como aponta a figura abaixo
Agora seu banco ao invés das 36 tabelas, ele agora tem nenhuma tabela. Você vai notar que todas aquelas tabelas do lado esquerdo serão apagadas.
Ainda nessa base de dados, há dois caminhos que podem ser tomados. Se você conseguiu salvar seu banco como sql, você clica em "Importar" seleciona o arquivo e clica em Executar, caso você tenha salvo os comandos no txt, selecione estes comandos e clique no botão "SQL", irá se abrir uma caixa, onde você deverá colar esses comandos e clicar em executar.
Pronto, você verá sua base de dados ser preenchida com as informações do seu site antigo.
Agora vamos as vantages e desvantagens de utilizar este método...
Vantagens
1 - você não precisa de acesso a ftp para fazer
2 - Você não corre o risco de seu ftp estar mal configurado e ao enviar o servidor achar que é um ataque e bloquear seu site
3 - você não precisa criar usuário e banco manualmente
4 - Você não precisa modificar o configuration.php
5 - Pra conexões lentas é mais rápido enviar o site em um zip e descompactar na hospedagem do que enviar arquivo por arquivo
Desvantagens
1 - Você tem que ter o fantástico ou outro instalador automático do Joomla na sua hospedagem
2 - Você tem que executar mais etapas do que se fosse enviar por ftp.
Bem, não é o método perfeito, mas é um método fácil de se seguir.
Beijos galera.